Alongamento: quando ele é fundamental e quando pode ser prejudicial

21aQuando pensamos em alongamento, geralmente enxergamos este exercício como uma unanimidade: benéfico em todos os aspectos e em todos os momentos. Mas a a realidade não é bem essa. Mario Cesar Martins, proprietário da Academia Científica Atitude e especialista em reabilitação e tratamento preventivo de patologias ósteo-mio-articulares, explica quando o alongamento pode se tornar perigoso.

“Existem diferentes tipos de alongamento. Os mais utilizados são o ativo estático, o passivo estático e o FNP (facilitação neuromuscular proprioceptivo). Eles podem ser benéficos ou prejudiciais, dependendo exclusivamente da atividade principal que o indivíduo fará naquele momento: ganho de força, de velocidade ou de amplitude de movimento articular”, afirma.

De acordo com o educador físico, a função principal do alongamento é melhorar a elasticidade muscular e, como consequência, gerar um ganho do espaço articular. “Se realizado da forma certa, nos momentos em que realmente é indicado e aliado a exercícios que o complementam, ele evita doenças crônico-degenerativas articulares (como a artrose) e otimiza o equilíbrio muscular”.

No entanto, há casos em que o alongamento pode acabar se mostrando prejudicial. Como exemplo, o especialista destaca sua realização antes de atividades de alto rendimento e treinamentos resistidos que tenham como objetivo o ganho de força ou a melhora de índices de performance.

“Alongar antes de atividades que levem o atleta ao seu limite pode gerar uma lesão muscular, como distensões ou contraturas. Num prejuízo menor, certamente haverá uma diminuição na performance de força no treinamento, em torno de 15%”, diz Martins.

O alongamento tem uma função importantíssima, de auxiliar no bem estar e na saúde das articulações. Porém, deve ser aplicado no momento certo e com a intensidade adequada. “O equilíbrio é fundamental e no alongamento esta regra não é diferente”, explica.

O especialista ratifica também os benefícios do alongamento antes de atividades leves, que não vão estimular fortemente sua musculatura. “Com ele, as pessoas se sentem mais leves e soltas. E, na prática, ele é importante, nestes casos, para que o praticante atinja o equilíbrio muscular e alcance o encaixe adequado das articulações”, finaliza.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment