Pilates oferece vitalidade e saúde para pessoas da terceira idade

pilates_idosos_vida_equilibrioEles estão longe da denominação de frágeis e estão vivendo mais e melhor. Este é o perfil da nova terceira idade que há tempos deixou de “esperar a vida passar”. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a longevidade do brasileiro chega hoje aos 77,3 anos para as mulheres e 70,2 para os homens. Para quem deseja praticar uma atividade física ou tratar de problemas decorrentes da idade, o ITC Vertebral Ribeirão – instituto especializado no tratamento de lesões na coluna oferece uma estrutura completa de Pilates. O método foi idealizado por Joseph Hubertus no início da década de 1920. Seu programa envolve condicionamento físico e mental.

Segundo o fisioterapeuta e proprietário da unidade, Giuliano Martins – também diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) – a prática não possui contraindicações. “Não há limites de idade já que adequamos os exercícios conforme a capacidade e/ou necessidades físicas de cada pessoa. Priorizamos os movimentos para o corpo todo, visando evitar lesões. Estes ajudam no equilíbrio e na coordenação motora. Os que fortalecem membros inferiores também são muito importantes, já que o idoso tem uma maior dificuldade de se locomover com o passar do tempo e a prevenção de quedas e fraturas se torna fundamental”, diz.
Martins enfatiza também que os benefícios são inúmeros. “Nosso trabalho é focado na estabilização da coluna, no fortalecimento dos músculos profundos, responsáveis por manter as vértebras e seus componentes articulares na posição correta. As consequências são inteiramente positivas já que com isso é possível evitar as hérnias de disco (lesão dos discos que compõem a coluna vertebral), espondilólise (alteração da coluna vertebral), protusão discal (degeneração dos discos intervertebrais da coluna), escoliose (desvio da coluna vertebral) , cifose (curvatura da espinha que provoca arqueamento das costas) e lordose (curvatura excessiva da coluna) . O método também atua na mente e na melhora da consciência corporal e reduz o stress, aumenta a amplitude de movimento das articulações, melhora a circulação sanguínea, a qualidade do sono e ainda eleva a coordenação neuromuscular”, conclui.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment