Massagem rítmica auxilia a manter corpo e mente saudáveis

felicidade

Foto: SXC

Desenvolvida a partir da massagem clássica, a massagem rítmica existe desde o começo do século XX. Diferente das demais massagens, a massagem rítmica baseia-se no conhecimento global do ser humano e as interações entre os sistemas neuro-sensorial (cabeça), rítmico (tronco) e metabólico-motor (abdômen e membros).

“São dois os pontos centrais da massagem rítmica: a revitalização e harmonização do corpo”, afirma Márcia Marques, massagista responsável pela formação em Massagem Rítmica no Brasil. “A massagem rítmica é bem suave, com toques de sucção e não de pressão. A mão pulsa como um coração sobre a pele, estimulando todo sistema rítmico que promove a saúde em todo o organismo”, explica Márcia.

Considerada uma terapia integrada à área médica antroposófica, a massagem rítmica é indicada para pessoas de todas as idades. A restrição é feita somente para pessoas que apresentem febre ou processos infecciosos e inflamatórios, pois os movimentos na pele podem estimulá-los.

De acordo com a massagista, “o ritmo desta massagem procura harmonizar os processos de decomposição (catabólicos) e de formação de substâncias corpóreas (anabólicos). Na massagem, a mão do terapeuta executa toques circulares fazendo fluir os líquidos, oxigenando e aquecendo todo o organismo. Ritmos como a mudança de estações do ano, acordar e adormecer, inspirar e expirar, são representados como os ritmos de ligar e soltar da massagem”, comenta Márcia.

A massagem rítmica é indicada a uma ampla gama de doenças e distúrbios físicos, psicológicos e de desenvolvimento do indivíduo, podendo ser especialmente efetiva em: distúrbios circulatórios (hipertensão ou hipotensão), respiratórios (como asma), digestivos (como intestino preso), neurológicos (como esclerose múltipla), psicológicos (como estresse). Também se beneficiam pacientes com depressão, insônia, enxaqueca, obesidade, deficiências imunológicas, entre outras patologias.

Para Dra. Elaine Marasca, vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA) e presidente da Liga dos Usuários e Amigos da Arte Médica Ampliada (LUAAMA), “a massagem rítmica é potente auxiliar no tratamento de diversas patologias. É indicada por nós médicos antroposóficos para harmonizar os sistemas e complementar de maneira espetacular o tratamento. Além disso, é extremamente prazerosa, deixando uma sensação de leveza especialmente no tórax e nos membros”, explica a médica.

Na aplicação da massagem rítmica também são empregados óleos e pomadas. “Dependendo do quadro do paciente é utilizado um tipo de óleo. O óleo essencial de lavanda, por exemplo, acalma e relaxa, já o de alecrim é mais estimulante. As pomadas derivadas de combinações com metais (cada metal corresponde a um órgão do nosso corpo segundo a Medicina Antroposófica) para fricções em determinados órgãos também são usadas dependendo da necessidade do paciente”, finaliza a massagista.

Tags:
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment