Ser vegano: 10 dicas para começar!
Quero ser vegano. E agora?
Ser vegano é um estilo de vida. Os veganos não ingerem nenhum tipo de alimento de origem animal.
Mudar seus hábitos alimentares radicalmente, partindo do zero para tornar-se vegano pode ser uma tarefa muito difícil. Por isso apresentamos 10 dicas para facilitar esse processo para você que tem vontade de adotar o estilo de vida vegano!
-
Comece adicionando!
Para começar ser vegano, não corte de uma vez todos os alimentos que você está acostumado a comer. Ao invés disso, comece adicionando alimentos novos que futuramente substituirão os alimentos que você consome hoje. Por exemplo, comece a misturar o arroz com “carne de soja”, tofu etc.
-
Atenha-se ao território conhecido no começo.
Não pense em tudo que você terá que “cortar” da sua alimentação, ao invés disso, lembre-se das coisas que você já come que são permitidas em uma dieta vegana, como macarrão (sem ovos), sopa, arroz com feijão, batata, saladas frescas. Para adaptar-se, não é necessário fazer receitas mirabolantes, coma aquilo que já comia antes!
-
Proteína – Ferro e Cálcio.
Esses são os três nutrientes principais que você deve focar em suas refeições.
– Proteína vegetal, leguminosa e de cereais, você encontra na soja, feijão, ervilha grão de bico, lentilha e em muitas outras leguminosas.
– Ferro e a vitamina C são aliados. Portanto, adicione fontes de vitamina C às suas fontes de ferro!
– Cálcio é importante para os ossos e é encontrado em grãos, folhas verdes, tofu, leite de soja, amêndoas etc. -
Inove nas receitas!
Para não perder a motivação e o pique, procure novas receitas veganas na internet, em livros de receita, mantenha seu cardápio sempre variado para que você não perca a motivação!
-
Mantenha-se saudável.
Há um equívoco no pensamento de muitas pessoas que associam a dieta vegana à alimentação saudável. Mas não necessariamente é verdade. Batata frita, por exemplo, é uma comida vegana, pois não possui origem animal, no entanto não é saudável. Salgadinhos, refrigerantes e guloseimas também podem ser veganos. Por isso, tente se manter saudável, comendo alimentos frescos extraídos da natureza.
-
Encontre um parceiro vegano!
Tudo é muito mais divertido e prazeroso quando fazemos com alguém que gostamos. Tente arrumar um “parceiro vegano” para dividir experiências, compartilhar receitas e seus avanços nessa transformação. Blogs, fóruns, grupos em redes sociais já vão te ajudar a não desanimar.
-
Consulte um médico.
Antes de iniciar qualquer mudança brusca que possa afetar a sua saúde, converse com o seu médico, saiba se sua saúde está em dia para começar uma dieta mais rigorosa, peça o encaminhamento para uma nutricionista especializada. Nunca descuide de sua saúde!
-
Além da alimentação.
O veganismo é um estilo de vida que vai além da alimentação. Os veganos também não usam produtos que sejam derivados de animais (roupas, sapatos, cosméticos etc). Logo, quando seu organismo estiver adaptado e você se sentir preparado, é hora de começar a dizer adeus a todo e qualquer tipo de produto derivado de animais, como sapatos de couro, blusas de lã, produtos que foram testados em animais etc.
-
Faça uma lista!
Quando tiver tempo, sente-se e faça uma lista de produtos que você utiliza no seu dia-a-dia que são de origem animal (ou testados em animais). Assim que fizer isso, procure saber a viabilidade de substituição desses produtos por produtos veganos. Você pode checar empresas comprometidas com a causa animal neste site: http://www.vista-se.com.br/testes/
-
Tenha paciência.
Seja paciente consigo mesmo, uma mudança como essa não aparecerá da noite para o dia, e sim com pequenas conquistas cotidianas. Mantenha o foco em seu objetivo e faça essa transformação lentamente, não exigindo mais do que seu organismo pode suportar.