6 fatos interessantes sobre macarrão!
O macarrão é bastante injustiçado quando o assunto é dieta, mas algumas coisas que andam dizendo sobre ele por aí não são tão certas assim. Confira nossa lista de 6 fatos interessantes para saber sobre macarrão… e comer sem culpa!
- Macarrão engorda?
Porções pequenas de macarrão não engordam. O que engorda é o exagero nas calorias. Qualquer coisa em excesso nos prejudica. Os carboidratos presentes nas massas são importantes na alimentação (se integral melhor, claro!) A dica, então, é escolher acompanhamentos ricos em outros nutrientes com grande quantidade de fibras e proteínas e pobres em gorduras. Evitar molhos pesados também ajuda a manter o macarrão mais saudável.
2. Cozinhe direitinho!
Quando o macarrão fica mais firme, ou seja, al dente, sua estrutura é digerida mais lentamente, deixando você com a sensação de saciedade por mais tempo. Estudos mostram que uma resposta lenta e gradual da glicose após a refeição é melhor do que uma reposta rápida, pois faz com que a sensação de fome demore mais a surgir, fornece energia para trabalhar os músculos por muito tempo depois da refeição, provoca menos estresse no pâncreas e melhora a saúde coronária.
- Sem exagero.
Neste caso, tamanho é documento, sim! O tamanho ideal de uma porção de macarrão é o equivalente duas xícaras de macarrão cozido, ou o tamanho de duas bolas de beisebol.
- Gostoso e sustentável.
Alimentos vindos da natureza, incluindo frutas, vegetais, grãos e massas, são benéficos para os nossos corpos além de proporcionar um impacto ambiental menor, de acordo com a pesquisa “Double Pyramid 2012 – Enabling Sustainable Food Choices’ criada pelo Barilla Center of Food Nutrition”.
- Equilíbrio na dieta!
O equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras é fundamental para manter um peso saudável e reduzir o risco de doenças. Um estudo de 2009 da Faculdade de Saúde Pública de Harvard e do Centro de Pesquisas Biomédicas Pennington descobriu que dietas de calorias reduzidas, mas que permitiam a ingestão de carboidratos (35% a 65% da dieta), eram mais eficazes para a perda de peso do que outras opções de dietas.
- Comida de atleta.
Os carboidratos suprem o corpo com a sua fonte de energia fundamental – a glicose – que é armazenada nos músculos. Então, quando os atletas se aproveitam da “carga de carboidratos”, estão repondo a energia nos seus corpos. Durante exercícios longos e cansativos, a energia da glicose é liberada conforme o necessário. Essa carga de carboidratos pode ajudar a melhorar o desempenho em um exercício de alta intensidade, como corridas de longa distância, natação, futebol, canoagem e triatlo.