Dietas restritas logo após o parto podem afetar a produção de leite

bebê dormindo

Foto: SXC

Após o nascimento do bebê, muitas mulheres já pensam em iniciar uma dieta para eliminar os quilinhos a mais. Porém, antes de investir em uma dieta restritiva, é preciso lembrar que durante a amamentação a mulher chega a gastar 30% mais calorias (de 500 a 700 calorias a mais), precisando manter uma alimentação reforçada para suprir as necessidades do organismo.

“O cuidado precisa começar antes ou nos primeiros meses da gestação com um plano alimentar equilibrado. Seguindo corretamente uma dieta saudável, adquirindo a quantidade de peso necessária durante os nove meses, a mulher conseguirá voltar a seu peso anterior sem grandes dificuldades”, afirma a nutricionista Flávia Ferazzo Figueirêdo. “Ou seja, é possível retornar ao peso normal durante a amamentação, desde que uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física de intensidade moderada façam parte da rotina.”

Porém, se o excesso de peso for muito significativo e a perda de peso nesta fase for realmente necessária, a lactante pode ser orientada a reduzir a sua alimentação de forma a perder cerca de 0,5 kg por semana, a partir do momento que a amamentação já estiver bem estabelecida – já que dietas restritas podem afetar a produção de leite e impedir o estabelecimento do aleitamento materno.

Dicas da nutricionista

  • Para produção adequada de leite é preciso consumir todos os grupos de nutrientes, ou seja, a dieta deve conter carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais e, claro, bastante água.
  • Não consumir bebidas alcoólicas e alimentos que causam gases no bebê como: refrigerantes, doces e fibras em excesso. “Aos poucos a própria mulher perceberá quais são os alimentos que causam desconfortos ao seu bebê”, pontua Flávia Ferazzo Figueirêdo.
  • Ingerir diariamente o número de porções adequadas de cada um dos grupos de alimentos – o que vai depender da idade, peso, altura, nível de atividade física, tipo de aleitamento materno praticado (exclusivo ou misto) e número de bebês que está amamentando.
  • Fazer cerca de 6 refeições diárias (3 principais e 3 lanches mais pequenos), mais ou menos de 3 em 3 horas.
    “Se houver necessidade de uma dieta, o mais importante é que ela seja feita com orientação de uma nutricionista e acompanhamento médico”, ressalta a nutricionista Flávia Ferazzo Figueirêdo.
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment