Entidade destaca importância da desinfecção das casas de famílias atingidas pelas enchentes

Desde o dia 16 de junho, os estados de Alagoas e Pernambuco vem sendo duramente castigados com as fortes chuvas, que já deixaram mais de 150 mil pessoas desabrigadas. Ao mesmo tempo em que a força da enxurrada tem destruído casas e construções, a água traz consigo também diversas doenças como a leptospirose e a dengue. No intuito de auxiliar a população atingida pelos temporais, a Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor) elaborou uma série de orientações para a higienização e desinfecção correta das moradias, sistema de água potável e alimentos.

Casas atingidas por enchentes devem receber cuidados redobrados na limpeza antes do retorno das famílias. Afinal, a água das chuvas faz transbordar sistemas de esgoto e carrega também o lixo, dejetos de animais e subprodutos agrícolas e industriais.

Para evitar doenças como leptospirose, hepatite A e E e as gastrointerites (infecções causadas pela ingestão de comidas ou água contaminada), há alguns cuidados recomendados aos moradores das regiões atingidas. Um deles é a utilização do hipoclorito de sódio (água sanitária) na limpeza dos imóveis. As paredes, os pisos e todas as outras superfícies da casa também devem ser limpos com água e sabão e desinfetados com uma solução à base de água sanitária.

Abaixo segue uma lista com orientações sobre a limpeza correta dos ambientes invadidos pelas águas da chuva:

Casa

  • Lave paredes e pisos com água e sabão. Em seguida, misture 1 copo (200 ml) de água sanitária para cada litro de água limpa em um balde e despeje em toda a área. Deixe agir por 10 minutos. A mistura deve ser aplicada nas paredes com uma vassoura. Enxágüe abundantemente para retirar o produto.
  • Tenha cuidado em desinfetar muito bem as superfícies que irão ter contato com alimentos (refrigeradores, armários, aparadores, despensa, etc.); também devem ser limpos com cuidado os lugares onde brincam as crianças.

Água

  • Lave a caixa de água com água limpa. Enxágüe bem e esvazie toda a água suja dando repetidas descargas no vaso sanitário. Depois de limpa, encha a caixa d’água novamente e adicione 1 litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água. Deixe desinfetar por duas horas. Então, esvazie a caixa d’água abrindo todas as torneiras da casa para limpar também os canos. Finalmente, encha a caixa d’água com água potável e tampe.
  • Nas áreas rurais, a água sanitária deve ser usada para desinfetar a água de poços e rios, tornando-a segura e potável.

Alimentos

  • Coloque numa bacia plástica uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água limpa. Lave as frutas e verduras com água corrente em abundância e depois as mergulhe por 30 minutos na mistura preparada na bacia plástica, agitando-as ocasionalmente. Depois, lave novamente os alimentos com água limpa, retirando o excesso de água sanitária.
  • Misture meio copo de água sanitária em 1 litro de água limpa e mergulhe todos os utensílios de cozinha, deixando de molho por cerca de 15 minutos. Depois, lave novamente com água limpa.

Atenção: Use botas e luvas de borracha impermeáveis quando realizar a limpeza.

Cuidado com a Dengue

A grande quantidade de água parada que se acumula depois da enchente provoca um aumento da população de mosquitos. Para evitar a disseminação de doenças veiculadas por insetos, como a dengue, elimine toda água parada existente em objetos como pneus, garrafas, vasos de plantas latas, etc. Misture um copo de água sanitária e um copo de água limpa e despeje nos locais onde a água não pode ser eliminada. Essa mistura também pode ser usada para regar plantas que conservam água, como bromélias.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment