Exames de rotina durante a gravidez devem ser feitos com periodicidade

grávida ultrassom

Foto: Corbis

Depois de descobrirem que estão grávidas, através de um simples exame de sangue, as mamães começam a ter outras preocupações para garantir que a sua saúde e a saúde do neném estejam sempre em dia. Segundo o Dr. Marcus Vinicius Mesquita – diretor da clínica curitibana Alphasonic (especializada em diagnósticos avançados por imagem) – um dos exames mais importantes que deve ser feito é o ultrassom (US) para avaliar o desenvolvimento do feto, garantindo à mãe uma gravidez tranquila e saudável.

“O US é um exame indolor e rápido que não emite radiações às mães e seus filhos. Nós aplicamos um gel no abdômen para auxiliar o deslizamento do aparelho (transdutor) sobre a pele. Este aparelho é responsável por registrar as imagens do feto, transmitindo-as em tempo real à tela do computador. Aqui na clínica já estamos na geração 4D, que otimiza ainda mais a imagem da criança dentro do ventre e ainda permite que além de fotos da criança os pais possam levar para casa vídeos do exame”, comenta Mesquita.

As três fases do ultrassom na gravidez

Segundo o Dr. Marcus, durante a gravidez o indicado é realizar no mínimo três exames de ultrassom, um em cada trimestre da gestação. Nos primeiros três meses, por exemplo, o ultrassom exerce papel fundamental na saúde da mãe e do filho, pois define com precisão a idade gestacional, exclui a possibilidade de gestação fora do útero, tecnicamente chamada de gestação ectópica e ainda verifica se há gestação múltipla. “O ideal é que este exame seja feito entre a 11ª e 14ª semana para que os médicos possam realizar o exame de translucência nucal para medir a espessura da região da nuca da criança e avaliar se existem riscos de má formação como a síndrome de Down, Edwards e Patau”, explica o diretor da Alphasonic.

Já no segundo trimestre o exame deve ser feito entre a 20ª e 24ª semana de gravidez para avaliar a formação dos órgãos e membros externos da criança. “Nesta fase ainda podemos identificar uma série de patologias, que podem ser tratadas ainda no útero. Uma delas é a hidrocefalia. Para reverter o quadro, os especialistas colocam uma válvula para drenar o excesso de líquido no cérebro do bebê e diminuir a pressão no crânio. Além disso, é nesta fase que os pais também descobrem se esperam a chegada de uma menina ou menino”, comenta Marcus.

No terceiro e último trimestre de gravidez, por sua vez, as mamães devem fazer o US entre a 34ª e 36ª semana para se preparar para o parto. “Este último exame é muito importante para confirmar se está tudo pronto para a chegada da criança. Através dele nós médicos confirmamos o peso, tamanho e posição do bebê e ainda verificamos a quantidade de líquido amniótico e o posicionamento da placenta em relação ao colo do útero”, diz Mesquita.

Para finalizar, o diretor da Alphasonic disse ainda que todas as mães devem ficar atentas à idade gestacional para acompanhar de perto a evolução do filho. “O ultrassom é conhecido por todos por revelar o sexo da criação, mas é importante que todos saibam que ele vai muito além de satisfazer a curiosidade dos pais. Ele garante às mães uma gravidez segura e aos filhos um desenvolvimento saudável e acompanhado”.

Tags:
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment