20 de julho de 2010 | Destaque, Saúde

Gravidez pode intensificar problemas dentais

A gravidez não enfraquece os dentes, pois o cálcio não é retirado dos dentes pelo feto. O que acontece é a falta de cuidado.

gravidez

Foto: SXC

Sinônimo de imunidade baixa, alterações hormonais e mudanças nos hábitos de vida, o período de gestação pode ser determinante quando o assunto é saúde bucal comprometida. As cáries e os sinais de inflamação na gengiva podem ser intensificados pelo aumento de bactérias resultantes da baixa imunidade, pela elevação do nível dos hormônios (progesterona e estrógeno) que, muitas vezes, promovem um edema gengival (inchaço na gengiva), pelo consumo de doces em maior quantidade e pela falta de preocupação com a higiene oral quando a atenção está mais voltada para os cuidados com a saúde do bebê.

O implantodontista Dr. Sidnei Goldmann alerta: “A gravidez não enfraquece os dentes, pois o cálcio não é retirado dos dentes pelo feto. O que acontece é a falta de cuidado. Na gestação, além de ocorrer um aumento da acidez da cavidade oral, o organismo da mulher fica mais vulnerável as bactérias. E, se esse período for de encontro com algum problema dental já existente, onde não há boa higienização, a probabilidade do aumento significativo da inflamação é grande. A bactéria encontrará na região do colo dentário, área em que a gengiva e os dentes se encontram, um ambiente perfeito para habitar”, ressalta.

Outro fator importante é que a alteração hormonal, por aumentar a vascularização da gengiva, além de elevar a probabilidade de gengivite, pode também causar sangramento gengival. “Ver sangue misturado com a pasta de dente pode gerar medo de escovar os dentes, resultando no descuido da higiene e, consequentemente, na facilidade de instalação das doenças bucais”, reforça Goldmann.

Uma inflamação acentuada durante a gravidez é chamada de gengivite gravídica, que é própria do período, mas se não tratada, pode comprometer, por tempo indeterminado, a saúde bucal. A solução apontada pelo dentista Goldmann é simples: “Mantendo seus dentes sempre limpos, com escovação e uso de fio dental, você pode reduzir significativamente ou até evitar as complicações dentais durante a gravidez. E, é claro, visitas periódicas ao dentista também se fazem necessárias”.

Leia mais em: ,
Comente!

  •  

Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Vida e Equilíbrio | (11) 5539-7227 | Av. Gen. Ataliba Leonel, 93 - Conjunto 94 - 02033-000 - São Paulo (SP) 2nd