Interação com cachorros pode ajudar pessoas com demência

A interação estruturada com um cão pode ajudar a melhorar a saúde mental e as funções físicas de pessoas com demência, aponta uma nova pesquisa da Universidade de Maryland (EUA). O estudo, financiado pela Mars, Incorporated e pelo Centro WALTHAM de Nutrição Animal (WALTHAM®), analisou adultos com demência em residenciais para idosos e encontrou uma diminuição na depressão após a realização de um programa que envolveu interação regular com um cão. O estudo também indicou uma tendência para a melhoria da função física.

“O estado funcional dos idosos com demência pode deteriorar-se rapidamente, o que frequentemente leva à transferência para casas de repouso especializados em doentes mentais”, disse a coordenadora do estudo, Dra. Erika Friedmann, professora da Universidade de Maryland. “Esta pesquisa fornece evidências importantes sobre os benefícios da interação com animais de estimação para pessoas com demência. Ao melhorar a saúde mental e função física, estes tipos de programas podem ajudar as pessoas a manterem a sua independência por mais tempo.”

O estudo envolveu 40 idosos com demência domiciliados em residenciais. Os participantes tiveram duas sessões de 60-90 minutos por semana durante três meses em que eles foram incentivados a interagir com um cão. Isto incluiu cuidar do animal utilizando habilidades motoras finas e grossas. Alimentar o cão, ajustar sua coleira, caminhar com o animal e acariciá-lo foram algumas das atividades desenvolvidas. As sessões também envolviam o uso de habilidades sociais, como conversar com o cão, falar sobre o cão para os outros, e dar os comandos ao animal.

Os resultados mostraram que os participantes que interagiram regularmente com um cão tiveram melhorias nas suas funções emocionais em comparação com o grupo controle, como pode ser visto pela diminuição na freqüência de depressão. Os participantes do estudo também demonstraram uma tendência para a função física melhorada em comparação com o grupo controle, com um aumento de atividades físicas em todos os dias ao longo do tempo.

O estudo foi financiado pela Mars, Incorporated e pelo WALTHAM®, o centro de ciência em petcare da Mars.

“A Mars e o WALTHAM® estão comprometidos com o avanço e compartilhamento de conhecimento dos benefícios positivos e duradouros de animais de estimação sobre a saúde e o bem-estar humanos”, disse Sandra McCune, Líder Científica – Interação Homem-Animal de WALTHAM®. “WALTHAM® desenvolve parcerias multi-disciplinares para pesquisas de ponta no setor da interação homem-animal. Estamos, portanto, orgulhosos em apoiar uma pesquisa crítica nesta área com potencial de geração de impactos significativos na vida das pessoas e de seus pets.”

A pesquisa foi apresentada na conferência trienal da Associação Internacional de Organizações de Interação Homem-Animal (IAHAIO), realizada entre 20 e 22 julho em Chicago. A divisão Petcare da Mars e WALTHAM® são os principais patrocinadores da conferência IAHAIO, que reúne um amplo leque interdisciplinar de pesquisadores e profissionais no campo da interação homem-animal.

O envolvimento da Mars e WALTHAM® em IAHAIO faz parte de um compromisso mais amplo de investigação da interação humano-animal, que também inclui o principal patrocínio da conferência anual organizada pela Sociedade Internacional para Antrozoologia (Isaz), ocorrida entre os dias 18 e 19 de julho, também em Chicago.

Referência
The Pet Assisted Living Intervention For Functional Status In Assisted Living Residents. Erika Friedmann (University of Maryland, US), Elizabeth Galik (University of Maryland, US), Sue A. Thomas (University of Maryland, US), P. Sue Hall (University of Maryland, US), Sandra McCune (WALTHAM® Centre for Pet Nutrition, UK)
[Presented at the triennial conference of the International Association of Human-Animal Interaction Organizations – “IAHAIO 2013: Humans and animals: The inevitable bond”]

Redação Vida Equilíbrio

 

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment