Linhaça, a amiga do coração

linhaça

Foto: Corbis

A principal causa de doenças cardiovasculares é a alimentação inadequada, que, aliada ao sedentarismo, pode trazer sérios riscos à saúde. De acordo o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo, estima que 12% da população adulta do Brasil tenha altos níveis de LDL (o colesterol ruim) acima de 160 mg/dl. “O colesterol, quando em grandes quantidades, se acumula nas veias causando a aterosclerose, podendo causar um infarto”, explica a nutricionista da Vitalin, Alline Cristina Schüncke.

Uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, são indicados para proteger o coração e cuidar da saúde. Além disso, a inclusão de alguns alimentos podem potencializar esses cuidados. “O consumo da linhaça auxilia no tratamento de doenças do coração e vasos sanguíneos. Isso porque as fibras presentes são responsáveis por diminuir a absorção das gorduras, favorecendo a perda de peso e auxiliam na diminuição do colesterol ruim (LDL)”, destaca a nutricionista.

A linhaça é um alimento de origem vegetal rico em ômega – 3, 6 e 9 e em fibras. Estudos comprovam que o consumo regular de ômega 3, um ácido graxo poli-insaturado, auxilia na redução dos níveis de colesterol e no controle da hipertensão arterial. Além disso, tem ação anti-inflamatória, anti-trombogênica e anti-arritmia, cuidando da saúde do coração.

O consumo de linhaça in natura pode se dar como adição diretamente sob os alimentos ou bebida. Outra sugestão é utilizá-la na forma de farinha para a produção de pães e massas.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment