Mudança na dieta pode amenizar sintomas da Síndrome do Intestino Irritável

estomago barriga

Foto: Corbis

Dor abdominal, barriga inchada, diarreias frequentes alternadas com períodos de constipação e gases são alguns dos principais sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII). O distúrbio, sem causa conhecida, atinge cerca de 20% da população, principalmente do sexo feminino.

Apesar de ser uma doença benigna, a SII é crônica e requer cuidados específicos para amenizar os sintomas. “A orientação dietética constitui importante medida no tratamento da SII, visto que certos alimentos em particular podem estar associados a piora dos sintomas”, explica o gastroenterologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Eduardo Berger. Mudanças simples na dieta podem proporcionar alívio da síndrome. “Embora o organismo não responda imediatamente a essas mudanças, o objetivo é encontrar solução em longo prazo, e não temporária”, acrescenta.

Como a sensibilidade a determinado alimento é individual, é indicada a adoção da dieta de exclusão. A retirada de um alimento suspeito no dia a dia do paciente deve ser observada. Com o alívio dos sintomas da SII o indivíduo passa a evitar o consumo daquele nutriente. Porém, o especialista alerta que, de forma geral, algumas comidas parecem ser mais agressivas aos portadores da Síndrome do Intestino Irritável e devem ser evitadas. São elas:

  • Leite e alguns derivados, como queijos cremosos e requeijão.
  • Alimentos com cafeína: chá preto, chá mate, chá verde, café, achocolatado, refrigerantes.
  • Frutas cítricas e/ou ácidas, como laranja, limão, abacaxi e maracujá.
  • Condimentos e especiarias: canela, pimenta, alho, cebola.
  • Alimentos com glúten: pão, macarrão, bolo, biscoito.
  • Alimentos ricos em sacarose: açúcar e doces.
  • Alimentos muito gordurosos: frituras, amendoim, queijos amarelos.
  • Carne de porco.
  • Alimentos que estimulam a formação de gases: lentilhas, feijão, ervilha, milho.

Nos casos de SII com predomínio de constipação intestinal o aumento de ingestão de fibras vegetais pode amenizar o sintoma. Contudo, pacientes que apresentam dor ou distensão abdominal podem apresentar piora do quadro ao aumentar a ingestão de fibras. “O importante é sempre avaliar a tolerância individual de cada pessoa”, ressalta Berger.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

1 Comentário

  • Jéssica
    27 de agosto de 2012 em 13:57

    Minha barriga não tem tanta gordura eu malho, mais não chega ser definida, é mais definida um pouquinho só em cima , onde tenho meu problema de estomago alto. Quando encolho aparece o desenho do abdominal, essa parte do estomago é alta e acho muito feia, to preocupada pq tem dias q ressalta mais. Hj por exemplo comi uma macarronada e foi depressa, fiquei e to super enchada,e com enjoos. Preciso de ajuda, o que fazer pra melhorar, devo me preocupar ? ir ao médico ? GRATA…

Leave a Comment