9 de junho de 2011 | Saúde

Náuseas e enjôos podem ser sinais de alerta para outras doenças

Especialista explica que esses sintomas precisam de atenção

dor no peito

Foto: Corbis

Quando se pensa em enjôos ou náuseas, uma série de possibilidades surgem associadas: do mal estar típico das gestações, labirintite (distúrbio no equilíbrio e audição), vertigem (sensação de desequilíbrio corporal) a casos de virose e intoxicação alimentar. No entanto, é importante ressaltar que a ocorrência frequente de náuseas e enjoos – que são termos que têm o mesmo significado – podem ser indícios de que algo não está bem no organismo.

De acordo com o otorrinolaringologista professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo, Dr. Fernando Ganança, quem sofre de labirintite, por exemplo, tem maior predisposição a ter enjôos. “Se a pessoa já tem tendência para a labirintite é possível notar o aparecimento de náuseas, tontura e zumbido, entre outras formas de mal estar. Isto acontece quando há algum distúrbio do movimento” explica Ganança.

No entanto, o especialista chama atenção para a importância de procurar acompanhamento médico aos primeiros sinais de enjôo. “Não é normal sentir náusea. Esse sintoma ocorre quando o organismo está com algum problema”, ressalta o médico.

Além disso, a necessidade de buscar um diagnóstico especializado para identificar a origem do problema não deve ser descartada. “Em algumas situações, as náuseas, tonturas e enjoos podem estar relacionados a problemas de estômago, intestino e até mesmo ao sistema neurológico. É importante buscar orientação médica e entender os motivos que desencadeiam o mal estar”, aponta Ganança.

Leia mais em: ,
1 comentário:
Comente!

  •  

Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Últimas atualizações
Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Copyright © 2010 Vida e Equilíbrio. Todos os direitos reservados. 2nd