Psoríase: doença pode atingir 75% do corpo humano

Completando 50 anos de funcionamento e assistência à saúde, o Departamento de Medicina da Santa Casa de São Paulo traz este ano a 22ª Jornada de Medicina com o tema “A interação entre as especialidades clínicas” composta por palestras e discussões de casos sobre doenças que chegam a acometer metade da população mundial, com tratamentos realizados na Santa Casa.

O Departamento é parte integrante do Hospital Central, localizado na Santa Cecília, e atua junto às outras áreas no auxílio à saúde do paciente. Assim como o conjunto de especialidades presentes no Hospital Central, a Jornada também será formada por uma variedade de temas conectados para abordar o ser humano por inteiro, ao invés de fragmentá-lo em subdivisões.
Em função da necessidade de especializações para um estudo mais profundo de cada área do corpo humano, a Jornada conseguiu reunir diversos especialistas como o Dr. Paulo Eugenio Brant, que abordará sobre a incidência da bactéria Helicobacter Pylori. Ela está presente no organismo de 50% da população mundial e tem uma reação direta com uma inflamação na camada interna do estômago causadora do Linfoma de Malt.
Outra doença também muito comum e abordada na Jornada será a Psoríase, doença que acomete tanto mulheres quanto homens adultos, com uma menor prevalência em crianças. Ela se desenvolve nas camadas da pele, podendo chegar aos ossos em sua forma mais grave, causando dores e deformações.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a psoríase atinge 3% da população mundial, que apesar de parecer pouco, representa 216 milhões de pessoas com uma patologia crônica, adquirida por uma pré-disposição genética e sem cura, mas visível pelos sintomas aparentes como coceira e vermelhidão. A doença pode se apresentar em diversos tipos, e regiões diferentes do corpo:

• Psoríase Vulgar ou em Placas: é a mais comum, presente em 15% a 20% dos diagnósticos. Causa lesões avermelhadas com camadas esbranquiçadas e ressecadas no couro cabeludo, joelhos e cotovelos;
• Psoríase Invertida: encontrada também no couro cabeludo, joelhos e cotovelos, mas com uma aparência mais úmida;
• Psoríase Gutata: resultado de processos infecciosos, ela aparece próxima aos ombros e quadril, em formato de gotas;
• Psoríase Ungueal: com manchas amareladas e puntiformes, principalmente nas unhas das mãos;
• Psoríase Palmo-plantar: são lesões com rachaduras nas palmas das mãos e nas solas dos pés;
• Psoríase Postulosa: resulta em pus nos pés e nas mãos de forma localizada, ou até mesmo espalhadas pelo corpo;

Dentre todos os tipos, duas se destacam pelas reações mais graves:

• Psoríase Eritrodérmica: enquadra-se em uma das mais graves, com lesões generalizadas em mais de 75% do corpo;
• Psoríase Artropática: responsável pelas deformidades e ainda pode causar dores nas articulações;

Muitos fatores podem ser os responsáveis pelo desencadeamento da doença, como estresse, traumas físicos, infecções, e alguns medicamentos para pressão-alta e anti-inflamatórios. Mas, apesar de toda essa agressividade, o tratamento com remédios e cremes pode ajudar a controlar a patologia.

A Santa Casa de São Paulo é referência e um dos poucos centros hospitalares que oferece gratuitamente o tratamento por fototerapia, que se baseia no recebimento de raios controlados de UVA e UVB dentro de uma cabine. Cada paciente com psoríase necessita de uma quantidade específica de raios ultravioletas e o procedimento feito no Departamento de Dermatologia da Santa Casa consegue controlar o quanto o paciente pode receber sem prejudicar sua pele pelo excesso de “sol”.

O ambulatório realizado às quartas-feiras na Santa Casa e coordenado pela Dra. Clarice Kobata, Palestrante e Chefe do Ambulatório de Psoríase, atende cerca de 100 pacientes por mês. “Temos muitos pacientes que melhoraram sua qualidade de vida após o tratamento que inclui também a fototerapia. Mas ele precisa ser contínuo”, explica a Dra. Kneese.

Evento: 22ª Jornada do Departamento de Medicina da Santa Casa de São Paulo
Data: 21 a 23 de agosto de 2013
Horário: 21 de agosto das 8h às 11h30
22 e 23 de agosto das 8h às 11h
Endereço: Rua Dr. Cesário Mota Junior, 112 – Santa Cecília – São Paulo – SP
Serviço:
Assessoria de Imprensa Santa Casa de São Paulo
Felipe César/Mauricio Barreira
(11) 2176-1731/2176-7000 Ramal:8532
jornalismo@santacasasp.org.br/imprensa@santacasasp.org.br

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment