Queda de cabelo nem sempre é calvície

58aAo lavar os cabelos ou penteá-los, é comum que alguns fios se desprendam do couro cabeludo e caiam. Por dia, o ser humano perde cerca de 100 a 150 deles.  Porém, quando a queda passa a ser intensa, pode ser sinal de que algo no organismo não está bem. Esse “descontrole” é conhecido por eflúvio telógeno.

O eflúvio telógeno é caracterizado pela queda natural dos fios, porém com um pouco mais de intensidade, e ocorre principalmente em mulheres. As principais causas são alterações hormonais – como no período pós-parto, pré e pós-menopausa, climatério – estresse, doenças acompanhadas de febre alta, traumas físicos ou emocionais, pós operatório, doenças da tireoide, deficiências nutricionais, anemia, dietas muitos restritas, uso de medicamentos, etc. A queda se inicia entre 2 e 4 meses após o fator desencadeante.

O tratamento consiste basicamente em diferenciar as alterações de doenças que podem levar à queda dos cabelos e tratá-las. Diferenciando essas situações, é possível fazer um suporte nutricional mais adequado e acelerar a recuperação.

“O eflúvio telógeno é reversível espontaneamente e melhora geralmente entre 1 a 3 meses, porém causa grande preocupação pela intensidade e rapidez da instalação da queda. Caso o tempo de duração seja mais prolongado, podem ser realizados novos exames para tentar identificar uma causa para o problema. Em poucos casos essa queda exacerbada pode se manter, levando a um quadro que chamamos de eflúvio telógeno crônico ”, afirma Dra. Livia de Andrade Bessa, médica dermatologista do Centro Dermatológico Giovanni Bojanini.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment