Salgadinho deve ser consumido com limite

pringles

Foto: Corbis

A PROTESTE Associação de Consumidores fez teste com 16 salgadinhos sabor queijo e constatou que embora haja bons produtos no mercado, eles poderiam ser produzidos com menos gorduras e menos sódio. O problema é que o consumo diário não deve ultrapassar 25 gramas (o equivalente a aproximadamente uma xícara e meia) e geralmente se come o pacote todo de uma vez.

Alguns produtos não têm teores seguros de gorduras total, saturada e sódio. O Bon Gouter e Yoki têm muito sódio, em torno de 24% do consumo máximo recomendado pela OMS que é de 5g sal ou 2g de sódio/dia. E o Pippo’s exagera na gordura saturada. Para a faixa etária de 4 a 6 anos, com base em uma dieta de 1450Kcal, ele corresponde a 23% do valor de referência para crianças.

Por isso, a PROTESTE reforça a campanha para estimular a alimentação saudável das crianças. E apela para que a indústria desses alimentos de forte apelo infantil reduzam a adição de gorduras e sódio nos salgadinhos.

Os salgadinhos estão sendo feitos dentro de boas condições de higiene. Não há coliformes totais e fecais, bolores, leveduras e Salmonella spp nos produtos. A exceção foi o Troféu, que apresentou uma contagem de todos eles (exceto Salmonella), ainda que muito baixa para pôr a saúde em risco.

O Doritos foi o mais fiel às informações nutricionais contidas no rótulo. Todos os outros apresentaram diferenças em relação ao que estava no rótulo e o que o produto realmente oferecia ao consumidor em termos de quantidade de proteínas, gorduras e fibras.

Os maiores erros foram encontrados no Fofura, Pippo´s e Troféu. Os mais calóricos são Pippo´s (132Kcal/25g) , Pringles (130Kcal/25g ), e Torcida (135Kcal/25g). Os menos calóricos são: Vitao, Yokitos sabor queijo e Bon Gouter. Mas, ser menos calórico, não significa exatamente que são melhores nutricionalmente. Os mais fracos nutricionalmente são Bon Gouter (um dos menos calóricos, mas tem muito sódio), Yoki sabor pastel de queijo (também com muito sódio) e Pippo´s, com gordura saturada.

Foram checadas a qualidade e a veracidade das informações dos rótulos e feitas análises físico-químicas e de higiene. Quanto a composição nutricional dos produtos foram analisados: valor energético, quantidade de gorduras (total, saturada e trans) e de sódio, além de ter sido medida a quantidade de glutamato monossódico. Todos os salgadinhos testados estavam bem abaixo do limite de glutamato monossódico estabelecido pela legislação europeia (10 g/kg). O teste completo está na revista Proteste de outubro distribuída exclusivamente aos associados.

Foram avaliados: Bon Gouter biscoito salgado para Pestisco Sabor Queijo; Cheetos salgadinho de Milho Sabor Queijo Suíço; Doritos salgadinho de Milho Sabor Queijo; Fandangos salgadinho de Milho Sabor Queijo; Fofura salgadinho de Milho Sabor Natural de Queijo; Pippo’s salgadinho de Milho Sabor Queijo; Piraquê biscoito Queijinho; Pringles Batata Sabor Idêntico ao natural de Queijo e Cebola; Skinny salgadinho de Milho Sabor Queijo; queijo; Snack integral vitao salgadinho de Milho Sabor milho; Stax Snack à Base de Batata Sabor Cheddar; Torcida salgadinhos sabor Natural de Queijo; TrofÉu salgadinho Sabor Queijo; Yoki salgadinho de Trigo Sabor Pastel de Queijo; Yokitos salgadinho de Milho Sabor Nacho; Yokitos salgadinho de Milho Sabor Queijo.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

1 Comentário

  • Jota Jota
    8 de outubro de 2010 em 13:19

    Cara, mas Pringles é tãoo bom!!!

Leave a Comment